Uma marca do grupo Continental.

ATE – o nosso desenvolvimento

Nada para o nosso sucesso!

100 anos de sucesso não são o suficiente para nós

Logo no início, desde o freio hidráulico ao ABS , a ATE enriqueceu o mercado com desenvolvimentos pioneiros – e continuará a fazê-lo.

História sem fim

Porém, a história de sucesso da ATE ainda não terminou, porque continuamos sendo os pioneiros líder graças às inovações que introduzimos continuamente – e, no futuro, continuaremos abrindo caminhos!

2016

A ATE apresenta a primeira solução de pós-venda de disco de freio Mercedes para as Classes C e E nas principais exposições comerciais.

2010

As inovadoras pastilhas de freio cerâmicas ATE de baixo nível de poeiras são apresentadas ao público, tal como a gama de produtos ATE Classic.

2006

O desenvolvimento seguinte da pinça 2FNR-VEVO FNR é introduzido no mercado.

2005

O novo fluido de freio especial de baixa viscosidade ATE SL.6 se adequa otimamente a sistemas hidráulicos de sistemas de freios eletrônicos como ABS e ESP®.

A tecnologia Continental para veículos híbridos passa séries de testes rigorosos no GMC Silverado.

2002

Apresentação do ESP® II – o primeiro ESP® com intervenção ativa na direção abre novas dimensões de dinâmica e estabilidade de condução.

1998

O Grupo de Freio e Chassis da ITT Industries é vendido à Continental AG e é fundada a Continental Teves AG & Co. oHG. A pesquisa e o desenvolvimento expandem-se em forte parceria com o Grupo Continental e abrem-se novos mercados.

1996

Um novo freio de disco revoluciona o mercado – o PowerDisc minimiza o desvanecimento e tem uma vida útil consideravelmente mais longa graças à sua abrasão uniforme sem estrias. A sua estreia tem lugar na Automechanika 1996.

1984

É lançada a produção em série do primeiro ABS integrado do mundo – o ATE ABS MK II é usado pela Ford USA e pela Ford Europa e 250 mil sistemas ABS são entregues dentro dos dois anos seguintes.

1980

O ABS MK II – o primeiro sistema de freios anti-bloqueio de Teves a atingir a prontidão total para produção em larga escala.

A filosofia de produto da ATE é que os sistemas de segurança têm que ser econômicos – e que isso por si aumentará a segurança de condução individual e geral.

1979

Os freios de disco de pinças flutuantes ATE são introduzidos em desportos motorizados de alto performance. Eles são usados no BMW M1 na versão Grupo 4.

1977

Um pioneiro por princípio – Teves é um dos primeiros fornecedores a abrir fábricas para seus clientes na América do Norte. Em 1977, começa a produzir freios de disco de pinças flutuantes e servo-freios a vácuo para a Ford e a Volkswagen na sua fábrica em Culpeper, na Virgínia.

1972

A fábrica da Teves em Rheinböllen fornece freios de pinças fixas e quatro pistões ATE de alto performance para os modelos de estrada Ferrari 365 GTB e para o Porsche 911 S.

Desenvolvimento interno bem-sucedido – o primeiro servo-freio desenvolvido totalmente pela própria empresa. O servo-freio a vácuo ATE T52 vai para produção em larga escala in 1972 e os números de produção mantêm-se impressionantes até à atualidade.

1960

A ATE assume o fabrico de freios de disco na sua fábrica de Frankfurt sob licença da Dunlop. 

O Ford 17M, apelidado de “banheira”, foi um grande sucesso de vendas nos anos 1960. Era fornecido com os freios de disco ATE Dunlop por uma sobretaxa de 150 marcos.

1958

A ATE patenteia o princípio de concepção “razão de atrito negativa” para estabilidade direcional melhorada durante a frenagem. No mesmo ano, a ATE inicia a produção em massa de freios de disco na Alemanha.

1954

Os servo-freios de bomba ATE são os primeiros servo-freios a serem usados em corridas de automóveis – na lendária Mercedes-Benz Silver Arrow.

1952

Teves cedo se apercebe de que os freios de disco são tecnicamente superiores aos freios de tambor e o trabalho de desenvolvimento começa no mesmo ano em Frankfurt.

1948

Apesar de a fábrica principal, em Frankfurt, e de outras oficinas foram quase por completo destruídas durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa alcançou novamente o seu tamanho anterior com 3500 funcionários. Uma nova fábrica em Gifhorn sublinha a intenção de continuar a colocar a ênfase principal no desenvolvimento de sistemas de freios hidráulicos.

1939

A produção de camisas de cilindro e cilindros com nervuras usando fundição centrífuga começa na fábrica de Frankfurt am Main.

1937

O cilindro mestre tandem ATE é introduzido para automóveis, caminhões e ônibus.

Bernd Rosemeyer e Manfred von Brauchitsch alcançam a primeira e a segunda posições no British Grand Prix – e os seus automóveis de corrida estão equipados com freios ATE.

1934

Nos seus automóveis de corrida para a classe Fórmula 750 kg, a Auto-Union e a Daimler-Benz usam sistemas de freios ATE otimizados pela Teves para uso em desportos motorizados.

1926

O Adler Standard é o primeiro automóvel no continente a ser dirigido com um sistema de freios hidráulico – e é o freio ATE Lockheed. A ATE melhora a sua posição no mercado graças a desenvolvimentos técnicos inovadores e novos tipos de processos de fundição.

1921

As letras do nome da marca ATE substituem o antigo logotipo de anel de pistão, punho e martelo. As embalagens azuis em breve tornam-se conhecidas de oficinas e empresas como produtos de altíssima qualidade.

1911

É fundada a Alfred Teves Maschinen- und Armaturenfabrik. No final da Primeira Guerra Mundial, as peças fabricadas internamente tornam-se cada vez mais importantes. A empresa alcança um lugar de destaque no mercado de fornecedores de peças automotivas com anéis de pistão e sistemas de frenagem de alta qualidade.

1909

Teves funda a Mitteldeutsche Kühlerfabrik (fábrica de radiadores central alemã) em conjunto com o engenheiro Matthäus Braun. A empresa ganha, como clientes, a Audi, a Wanderer, a Hansa e outros fabricantes importantes da época.

1906

Alfred Teves funda a empresa como uma representante geral para acessórios automotivos e apresenta os seus produtos na IAA em Frankfurt.